Notícias

Coopermil lança Comitê Jovem Geração C

Com o propósito de conectar a força, o entusiasmo e o protagonismo dos jovens cooperativistas, promovendo ideias e projetos que impulsionem o desenvolvimento da Coopermil, fortaleçam o espírito de cooperação e preparem novas lideranças para os desafios do futuro, foi realizado no dia 23 de outubro o primeiro encontro presencial do Comitê Geração C da Coopermil marcou a criação do Comitê Jovem da Cooperativa.

Formado por 19 colaboradores de diferentes áreas de negócios da cooperativa, com idades entre 18 e 35 anos, o Comitê reúne diversidade, criatividade e energia para transformar ideias em ação. Para integrar o grupo, os participantes participaram de cursos de capacitação online nas temáticas "Núcleos e Comitês: Como Organizar e Fortalecer o Quadro Social" (8h) e "Cooperativismo - Primeiras Lições" (4h), construindo uma base sólida de conhecimento e alinhamento aos valores cooperativistas.

Durante o encontro presencial, foi realizado Workshop de Formação, conduzido pelo professor Diego Gazaro, da Escoop, instituição apoiadora, juntamente com o Sistema Ocergs, na criação de comitês jovens junto as Cooperativas do Estado. O Workshop abordou temas como a importância do comitê jovem, governança e liderança, regimento interno, planejamento anual e diretrizes para o funcionamento do grupo. O evento também marcou a eleição da equipe diretiva, composta por: Andressa Streicher - Coordenadora; Éder Anderle - Vice Coordenador; Manoela Geiss - Secretária e Daniela Rodrigues - Vice-Secretária.

Para o Diretor-Executivo da Coopermil, Jaime Stochero, a criação do Comitê Jovem representa "um novo passo que abre espaço para a inovação, para o fortalecimento das pessoas e para a sustentabilidade da cooperativa diante dos desafios das novas gerações."

Segundo a Coordenadora do Comitê, Andressa Streicher, que também integra o Comitê Geração C Estadual, o grupo já demonstra entusiasmo e espírito de união: "O Comitê Geração C Coopermil reflete a força e a representatividade dos jovens das diferentes regiões onde a cooperativa atua. Nosso propósito é reforçar o compromisso da Coopermil com a credibilidade, o desenvolvimento sustentável e a continuidade do cooperativismo. Para isso, já estamos planejando ações, diretrizes e capacitações que envolvam jovens, associados, colaboradores e a comunidade."

Presidente da Coopermil visita obras de reestruturação do TERMASA

Na quinta-feira, 23/10, o Presidente da Coopermil, Ernani Thober, acompanhou visita ao Porto de Rio Grande com mais 22 dirigentes do sistema cooperativo gaúcho para acompanhar de perto o avanço das obras de reestruturação do TERMASA, terminal pertencente a CCGL, que passa por um amplo processo de reforma e modernização.

O TERMASA e o terminal TERGRASA, ambos operados pela CCGL, são elos estratégicos para o campo, garantindo que o esforço de milhares de produtores chegue aos mercados mais distantes.

Durante a visita, os dirigentes acompanharam a linha do tempo do projeto e conheceram em detalhes o plano de reconstrução, apresentado pelo vice-presidente da CCGL, Guillermo Dawson Jr., e pelas empresas responsáveis pela obra.

O presidente da CCGL, Caio Vianna, destacou que a reestruturação dos terminais representa muito mais do que um investimento em infraestrutura. "Grande parte da produção agrícola do Rio Grande do Sul passa pelas nossas cooperativas. Ter uma estrutura portuária própria é um diferencial estratégico que garante fluidez, competitividade e, principalmente, segurança ao produtor", ressaltou.

Com investimento superior a R$ 600 milhões, o projeto está modernizando completamente o primeiro terminal graneleiro do Brasil, inaugurado na década de 1970. As obras devem se estender até outubro de 2026, ampliando a capacidade de escoamento e qualificando o terminal para os futuros desafios. Atualmente, a reestruturação do Termasa é a maior obra portuária em andamento no país.

Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias