Notícias

Coopermil recebe Selo Bronze de adesão ao SmartCoop

Na tarde do dia 23 de junho, junto as dependências da CCGL em Cruz alta, a Coopermil recebeu o Selo Bronze" referente ao número de associados que aderiram ao programa SmartCoop das mãos do Presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires.

A Plataforma SmartCoop trata-se de uma plataforma digital desenvolvida para atender as diferentes necessidades do associado das cooperativas, ao mesmo tempo auxiliando no gerenciamento da propriedade e melhorando suas interações com a cooperativa.

Através da ferramenta, o produtor poderá registras suas áreas de plantio, receber mapas, previsão do tempo, registrar calendário de aplicações, variedades, produtividades, aplicações realizadas, dentre outras. Também receberá alertas da equipe técnica com relação a doenças, visitas e problemas encontrados. As informações serão guardadas, gerando um histórico com dados que o produtor poderá consultar e utilizar na tomada de decisão para próxima safra.

A SmartCoop é uma iniciativa inovadora capitaneada pela Fecoagro/RS e que a Coopermil traz para seus associados, com a intenção de fortalecer o relacionamento, e renovar o compromisso de ajudá-los a buscar os melhores resultados, com as mais avançadas ferramentas. Os associados interessados em aderir ao programa devem procurar seu assistente técnico ou sua unidade para o cadastramento e liberação do acesso ao programa.

COORDENADOR DA AUDITORIA INTERNA DA COOPERMIL PUBLICA ARTIGO

O Coordenador da Auditoria Interna da Cooperativa Mista São Luiz Ltda, José Guilherme Pretto, escreveu o artigo "PROCESSO DE CONTROLE DE ESTOQUE COM ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA EM UMA FÁBRICA DE RAÇÕES DE UMA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA"; artigo que defendeu para obtenção do título de "pós-graduação lato Sensu - MBA em Auditoria e Contabilidade Cooperativa, artigo publicado no livro TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO.

O estudo buscou referencial em pesquisa de natureza aplicada, método classificado como pesquisa qualitativa básica com utilização de técnicas de coleta de dados por observação e análise documental em um estudo de caso selecionado.

Este trabalho buscou entender e analisar como em um ambiente competitivo de negócios, otimizar a produção e reduzir os custos são considerados fatores decisivos para manutenção das organizações no mercado. Para tanto, o controle de estoque, no caso de cooperativas agropecuárias, se torna relevante, em função dos valores envolvidos nos estoques das entidades. Para auxiliar nesse processo de controle, a auditoria interna é tida como uma solução aplicável, que busca reduzir possíveis ineficiências dos controles, evitando perdas financeiras de estoques.

Assim, a presente pesquisa buscou verificar como a atuação da auditoria interna poderia contribuir para o aprimoramento dos controles internos dos estoques em uma fábrica de rações de uma cooperativa agropecuária. Com a realização da pesquisa, pode-se observar que, com a implementação dos controles internos recomendados, e implementados pela administração, houveram reduções nas perdas financeiras de estoques em todos os produtos ao longo da análise.

Segundo José Guilherme Pretto "como contribuição da pesquisa, torna-se evidente que diante das recomendações nos controles internos de estoque pela auditoria interna, viabilizando uma gestão dos estoques mais eficiente, a rentabilidade do negócio tende a melhorar, o que consequentemente, contribui para a sua sustentabilidade".

O link para acessar o livro e o capítulo da pesquisa está disponível em:

https://poisson.com.br/2018/produto/topicos-em-administracao-volume-37/

Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias