Notícias

Show Técnico Cooperativo recebe mais de dois mil participantes no Campo Experimental da CCGL

Nos dias 11 e 12 de dezembro, o Campo Experimental da Cooperativa Central Gaúcha LTDA. (CCGL) se transformou em um verdadeiro palco de inovação, conhecimento e troca de experiências, reunindo mais de dois mil participantes no primeiro Show Técnico Cooperativo. O evento, que contou com nove estações de pesquisa, foi um marco para o setor agrícola do Rio Grande do Sul, oferecendo aos produtores e técnicos uma visão abrangente das mais recentes tecnologias e práticas para melhorar a produção rural.

Promovido pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e CCGL, o Show Técnico se destacou pela relevância dos temas abordados. Os participantes, vindos de todas as regiões do estado, tiveram a oportunidade de vivenciar duas jornadas intensas de aprendizado, em um evento que uniu a tradição da produção agrícola com as inovações mais atuais do setor.

As nove estações de pesquisa apresentaram uma gama de temas para a evolução da agricultura gaúcha. Desde a estação SmartCoop, que trouxe uma abordagem sobre gestão para o futuro, até questões essenciais sobre a produção de leite, bem como, o aprofundamento de temas sobre o manejo sustentável do solo, estratégias de posicionamento de cultivares em soja, controle das principais pragas em milho e soja, doenças em plantas, manejo de plantas daninhas, irrigação, além de abordar as projeções climáticas para o verão no RS. Cada estação foi um convite à reflexão sobre como o uso do conhecimento técnico pode, efetivamente, elevar a qualidade e a produtividade do campo.

Vianei Ceretta, produtor de Sobradinho e associado à Cotriel, não escondeu a emoção ao falar sobre sua experiência no evento: "Eu me senti muito valorizado. Muitas vezes, no meu cantinho, não tenho a dimensão da importância que eu tenho como uma das pessoas responsáveis pela produção de alimentos no nosso estado. Foi um dia motivador, ouvindo todos os pesquisadores, falando sobre tudo o que podemos fazer para melhorar ainda mais nossa produção."

Para Eduardo Ullmann, associado da Coopermil e integrante da terceira geração de produtores de grãos da sua família, o Show Técnico foi uma oportunidade de aprender sobre o que há de mais recente em termos de manejo. "O produtor precisa se atualizar sempre, e o Show Técnico foi uma oportunidade muito importante para aprender sobre as novas tecnologias e as novidades do setor. Eu estava mais ansioso pela estação da entomologia, vim sabendo que teria resposta para algumas perguntas. E consegui.", contou.

Outro destaque foi a presença de jovens e famílias no evento. A produtora Jocelaine Muratt, que compareceu acompanhada do filho Jonas, de apenas 7 anos, destacou a importância de eventos como o Show Técnico para que as novas gerações possam se engajar na evolução do campo. "Ele ficou muito feliz por vir também, afinal, gosta muito da atividade e precisa aprender desde cedo", afirmou Jocelaine, que viu no evento uma oportunidade de atualização para toda a família.

A troca de saberes e o acesso à pesquisa foi um ponto destacado por Rafael Felini, associado da COASA. "Sabemos que a pesquisa sempre tem novidades, estudos, inovações e soluções para a agricultura, e através dos dias de campo, a gente pode ter acesso a todo esse trabalho, tanto produtores como técnicos", disse, ressaltando a importância de eventos como o Show Técnico para a disseminação de conhecimento.

A importância do Show Técnico Cooperativo vai além dos dias de evento. Ele representa um avanço significativo na integração entre a pesquisa científica e as práticas de campo, fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura gaúcha. Para o Gerente de Pesquisa e Tecnologia da RTC, Dr. Geomar Corassa, a realização do evento é uma demonstração clara de como a união de esforços pode gerar resultados significativos para o setor agrícola. "Este evento é o reflexo da nossa missão de levar o conhecimento mais atualizado e as melhores práticas para os produtores. A RTC tem se empenhado para criar um ambiente de inovação e compartilhamento de soluções para os desafios que o campo enfrenta", afirmou Geomar.

Silvana Trindade, Gerente de Operações da CCGL, também ressaltou a importância do evento para a cooperativa e para a agricultura do estado. "A CCGL, juntamente com seus parceiros, tem como objetivo fornecer aos nossos associados as ferramentas necessárias para que possam melhorar a produtividade, adotar práticas mais sustentáveis e se adaptar às novas demandas do mercado. O Show Técnico Cooperativo é um marco na busca por soluções inovadoras para o campo e, sem dúvida, contribui para o futuro promissor da nossa agricultura", afirmou Silvana.

O evento é uma realização da Cooperativa Central Gaúcha LTDA. (CCGL) e Rede Técnica Cooperativa (RTC), com patrocínio da Sementes Santa Helena, Corteva Agriscience, Intacta, Bayer, FMC, Timac Agro, Vittia, Gelgás, Basf, UPL e Brandt e apoio do Sistema Ocergs, FecoAgro/RS e Smartcoop.

Fonte: Comunicação CCGL

Formatura do projeto IA Jovem Coopermil

No dia 05 de dezembro, a Coopermil realizou a formatura da 1ª turma do projeto IA Jovem Coopermil. O ato ocorreu no Espaço do Cooperativismo, durante a Fenasoja, e contou com a presença de mais de 30 jovens associados e filhos de associados, gerentes de unidade e direção da Cooperativa.

Na oportunidade, as organizadoras do projeto, Coordenadora de Marketing Andressa Streicher e Coordenadora de Educação Social Patrícia Spielmann, fizeram uma retrospectiva dos temas abordados durante os encontros realizados durante o ano, entre eles: Criatividade e Inovação para Liderar no Agronegócio; DNA Cooperativo e o Jovem; Sucessão em Empresas Rurais Familiares; Tecnologia, IA e Inovação no Cooperativismo; Continuidade Familiar na Pecuária Leite e o Cooperativismo Jovem; e Controles Gerenciais: Análise Financeira e Econômica das Atividades.

Em sua fala, o Presidente Ernani Thober parabenizou os jovens pela participação e conclusão do projeto, reforçando a importância dos jovens estarem cada vez mais inseridos em ações promovidas pela cooperativa, "Projetos como este do IA Jovem Coopermil demonstram nosso comprometimento em darmos sequência em um trabalho sustentável, visando fortalecer o cooperativismo e também o agronegócio, fomentando sempre o desenvolvimento da região e das pessoas para que cada vez mais agreguem produtividade e rentabilidade nas propriedades."

Após o ato oficial de formatura, os jovens participaram de um momento de confraternização junto ao estande da Coopermil, localizado na Expo Rural da Fenasoja. Para a associada Coopermil, Natiéli Pedó, participar do projeto foi muito significativo: "Achei incrível a iniciativa da cooperativa! Durante o curso, tive a oportunidade, junto a outros jovens, de aprender sobre diversos aspectos do agronegócio, fortalecendo nosso conhecimento e incentivando o interesse em dar continuidade às atividades da família. Me sinto extremamente grata por participar deste projeto e espero que, por meio dele, muitos jovens reconheçam o valor do campo e se inspirem a seguir as atividades rurais."

Para 2025, o projeto IA Jovem Coopermil, que tem apoio da Fecoagro/RS e Sescoop/RS, terá sequência com nova turma, priorizando sempre a formação de jovens líderes para o agronegócio e a relação da cooperativa como apoio em suas jornadas de desenvolvimento.

Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias