A Coopermil deu início a mais uma etapa do projeto denominado "Operação 365", onde os técnicos certificadores da Cooperativa estarão realizando as avaliações de talhões em propriedades de associados da Cooperativa. A partir da avaliação e certificação dos talhões, é possível identificar quais possuem as melhores práticas de manejo de conservação e uso rentável da terra.
A unidade de Cinquentenário - Tuparendi, foi a primeira a realizar os trabalhos com a adesão do produtor associado Marcos Brum ao projeto. Segundo o produtor, a avaliação de talhões é muito interessante: "Fiquei surpreso com a profundidade da Raiz do Trigo na trincheira aberta, em torno de 40cm, demonstrando o retorno de investimento de cobertura realizado nos últimos anos."
Para que o produtor receba o certificado, os talhões deverão ser cadastrados na plataforma SmartCoop, que será o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada área. A avaliação será feita através dos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela "Operação 365". Nos critérios do IQM são avaliados fatores como: práticas de produção, uso de plantas de cobertura, permanência de palhada, indicadores de custo, questões físicas e químicas do solo, dentre outras.
De acordo com o Supervisor Técnico, João Gabriel Dias, a "Operação 365" tem como principal objetivo estimular cada vez mais a melhoria física, biológica e a qualidade química dos solos agrícolas, além da questão de sustentabilidade e estabilidade produtiva, como também rentabilidade das propriedades. Outro aspecto importante é a atualização da base de dados que contará com informações importantes que serão replicadas em nossa região.