Notícias

Sistema Ocergs lança movimento Céu, Sol, Sul, Terra e Coop

Importância das cooperativas na vida dos gaúchos será lembrada com selo em produtos feitos por coops do RS

Do momento de acender a luz do quarto para começar o dia, até o carro de aplicativo que vai levar ao trabalho. Do banco que concedeu um financiamento para colocar em dia as finanças, até a ida ao supermercado, onde é possível comprar produtos que, em sua produção, auxiliam não só os produtores, mas toda a comunidade à volta. Do sapato que se calça diariamente ao importante plano de saúde que garante a segurança. O dia a dia dos gaúchos passa pelo cooperativismo - muitas vezes, sem ser notado. Os exemplos acima traduzem o trabalho de cooperativas de infraestrutura, de transporte, de crédito, do agro, de serviço e da saúde.

E é por isso - para valorizar e mostrar ao Estado que o cooperativismo está presente na vida de todos - que o Sistema Ocergs lançou o movimento Céu, Sol, Sul, Terra e Coop. Com base na canção de Leonardo, a ação tem, entre seus temas, "Onde se coopera cresce e o que mais floresce é o amor". Segundo a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, a ideia é mostrar aos gaúchos a importância de valorizar e consumir a produção que vem das cooperativas. "O cooperativismo nos acompanha diariamente e os dados mostram que é, socioeconomicamente, um caminho para o crescimento não só de quem associa, mas de todo o Estado. É vital lembrar disso na hora de escolher pela compra de um produto", explica.

Dados do Expressão do Cooperativismo 2024 mostram que, em 2023, o faturamento das cooperativas registradas no Sistema Ocergs - de R$ 86,3 bilhões - representou 13,5% do PIB do Rio Grande do Sul. Essa participação já é significativa há tempos. Desde 2019, a participação do cooperativismo no PIB está acima de 10%. "Esse crescimento é resultado da profissionalização e da gestão do cooperativismo em seus diferentes quadros. É um processo de crescimento contínuo", destaca o presidente Darci Hartmann.

Selo identifica produtos das coops

Dentro das ações do movimento, os gaúchos poderão identificar os produtos feitos por cooperativas do Estado por meio do selo "Compre das Coops Gaúchas". Nas prateleiras dos supermercados, a marca vai estar presente nas gôndolas apontando os itens que vieram do ato cooperativo.

"A iniciativa foi feita com cooperativas para as cooperativas - justamente para reforçarmos esse momento de retomada e do papel do cooperativismo", diz Mário de Conto, superintendente do Sistema Ocergs. O objetivo, segundo de Conto, é de valorizar os associados e colaboradores também pelo seu papel vital na reconstrução do Estado após as cheias. "Nos reerguemos rapidamente e nos colocamos à disposição do Rio Grande com inúmeras ações de auxílio nas comunidades, mas também com ações macro, que mobilizaram todo o Brasil", diz.

A gerente de Comunicação e Marketing, Simone Zanatta, reforça que é esse protagonismo das cooperativas que deve ser destacado neste momento. "Esta é a nossa forma de valorizar os produtos e os serviços das nossas cooperativas, com uma mensagem que traga esperança de dias melhores", finaliza.

Fonte: Sistema Ocergs - Sescoop/RS - Escoop

Sistema Ocergs lança movimento Céu, Sol, Sul, Terra e Coop

DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

No primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Neste dia o movimento cooperativista do mundo todo reafirma a participação das cooperativas na construção de um amanhã mais sustentável. O Sistema cooperativista brasileiro, atua para construir um futuro melhor com competitividade, impacto social e desenvolvimento econômico.

Para construir um futuro melhor para todos, a palavra-chave é uma só: cooperação. Há 180 anos, o cooperativismo está comprometido com um futuro melhor, mais justo, solidário, colaborativo e pujante.

Nesse período, cheio de crises, guerras e revoluções tecnológicas, o cooperativismo manteve sua essência de desenvolvimento econômico e social coletivo, estabelecendo alicerces do que hoje é a economia colaborativa.

E o cooperativismo brasileiro está fazendo sua parte para construir um mundo melhor! Neste sentido queremos hoje destacar cinco pontos onde o cooperativismo procura atuar por um futuro melhor

1. Lidera a produção agropecuária sustentável e a inovação no campo

As cooperativas agropecuárias brasileiras colocam comida na mesa dos brasileiros e ainda impulsionam a economia brasileira com as exportações. Para continuar produzindo com qualidade e respeitando o planeta, o setor aposta na agropecuária sustentável e com muita inovação.

2. Financia projetos de impacto ambiental e social

Muitos projetos capazes de fazer a diferença para as comunidades e a natureza acabam sofrendo para obter financiamento. É aí que entram as cooperativas de crédito, que disponibilizam recursos para iniciativas com grandes impactos para a sociedade.

3. Protagoniza a logística reversa e a economia circular

A escassez de recursos naturais é uma grande preocupação para o futuro do planeta. Dessa forma, é importante pensar na economia circular, que reusa e recicla matérias-primas, devolvendo diversos materiais para o ciclo produtivo.

4. Democratiza o trabalho nas plataformas digitais

A era digital deu origem à economia de plataforma, em que muitos serviços, como delivery de comidas, compras e serviços de transporte, passaram a ser prestados a partir de plataformas digitais.

5. Impulsiona a inclusão financeira e distribuição de renda

O futuro passa por uma sociedade mais inclusiva, economicamente participativa e com distribuição de renda. Essas bases já estão postas no cooperativismo - que, aliás, é um dos principais motivos que o modelo de negócio cooperativista não para de crescer.

Além disso, o modelo de negócio cooperativista tem a distribuição de renda em sua essência. Uma vez que não visam ao lucro, as cooperativas distribuem os seus ganhos operacionais - chamados de sobras - entre os cooperados. Isso mantém o dinheiro circulando nas comunidades e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.

Que este primeiro sábado de julho marque não somente a data de comemoração do DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, mas sim sirva de reflexão sobre a importância do Cooperativismo e todos os seus ramos para a sociedade. Que possamos, como Coopermil, com o apoio de seus associados, colaboradores e Conselhos, atuar para construir um futuro melhor com competitividade, impacto social e desenvolvimento econômico.

DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias