No dia 26 de Novembro é comemorado o dia mundial das Casas Familiares Rurais, cuja data objetiva divulgar as ações realizadas em cada País. As Casas Familiares Rurais tiveram origem na França em 1937, onde um grupo de famílias do meio rural, propondo a adoção de uma formação profissional aliada à educação humana para seus filhos. Hoje, a Casa Familiar Rural expandiu-se para os cinco continentes, em trinta países, com a mesma concepção - responsabilidade e engrossamento das famílias na formação dos jovens, no sentido de provocar o desenvolvimento global do meio.
No Sul do Brasil, o processo de implantação das Casas Familiares Rurais teve início no Paraná, em 1987 e em 1991, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e desenvolveram-se, também, nos outros Estados do Brasil, sobre a coordenação das Associações Regionais das CFR (ARCAFAR), hoje organiza-se em Confederação Nacional (CONACAFARB).
Na região, há uma unidade da Casa Familiar Rural - Filhos da Terra, localizada no município de Sant Cristo. A Coopermil é apoiadora deste projeto que visa oferecer aos jovens rurais uma formação integral, adequada à sua realidade, que lhes permitam atuar, no futuro, como um profissional no meio rural, além de se tornarem homens e mulheres em condições de exercerem plenamente a cidadania, melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais através da aplicação de conhecimentos técnicos-científicos organizados a partir dos conhecimentos familiares, e através da pedagogia da alternância , fomentar no jovem rural o sentido de comunidade, vivência grupal e desenvolvimento do espírito associativo, e desenvolver a consciência de que é possível, através de técnicas de produção adequadas, de transformação de comercialização, viabilizar uma agricultura sustentável, sem agressão e prejuízos ao meio ambiente e desenvolver práticas capazes de organizar melhor as ações de saúde de nutrição e cultural das comunidades.