Notícias

3º encontro IA Jovem Coopermil abordou Sucessão em Empresas Rurais Familiares

Na terça-feira, 16 de julho, o grupo de jovens que participam do Inteligência Agro Jovem Coopermil esteve reunido para seu 3º encontro, ocorrido no Hotel Imigrantes, em Santa Rosa. Os jovens, com idades entre 16 e 25 anos, associados e filhos de associados da Coopermil, puderam mais uma vez compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos de cunho pessoal e técnico voltado ao agronegócio.

O tema abordado no encontro foi a Sucessão em Empresas Rurais Familiares, conduzido pela palestrante Taís Leivas, da empresa Safras & Cifras. Em sua fala, Taís falou sobre a importância do planejamento sucessório para a continuidade dos negócios rurais familiares e os benefícios e desafios associados à sucessão familiar. Além disso, a profissional conversou com os jovens sobre os principais aspectos a serem considerados no planejamento sucessório e as estruturas necessárias para planejamento sucessório patrimonial.

Entre os objetivos do IA Jovem Coopermil, está o incentivo da permanência dos jovens no meio rural, cooperando com seu desenvolvimento para que possam liderar, sendo sucessores das propriedades, além de fortalecer vínculos com a cooperativa. O projeto que tem apoio da Fecoagro/RS e Sescoop/RS contará com mais 4 encontros presenciais até o fim deste ano.

Coopermil realiza encontro da nova turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Na última quinta-feira, 11 de julho de 2024, ocorreu o encontro inicial dos alunos e pais da nova turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, na modalidade de Educação a Distância, reunindo 35 alunos. A turma é integrada por filhos de associados, dos municípios de São Pedro do Butiá, Campina das Missões, Cândido Godói, Santo Cristo e Tucunduva.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo faz parte das atividades de Educação Social da Coopermil, que busca estimular a permanência dos jovens no campo e promovendo a continuidade da propriedade rural. O curso é realizado através da parceria entre as cooperativas Coopermil e Cooperconcórdia, com o apoio do Sescoop/RS, com aulas teóricas e práticas, com alternância entre sala de aula e práticas nas propriedades, desenvolvidas durante o período de 23 meses.

No encontro realizado, o Cooperconcórdia, através de seu Vice-Presidente, Tiago Moroni, apresentou a sistemática de funcionamento do programa, com as disciplinas integrantes do currículo, carga horária e todas as orientações necessárias aos alunos participantes. Da mesma forma foi repassada aos pais dos alunos a importância do envolvimento da família em todo o processo de aprendizagem bem como no acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas nas propriedades, para que possam aplicar na prática, as vivências obtidas em sala de aula, principalmente por tratar-se da primeira turma na modalidade de Ensino a Distância.

A Coordenadora de RH da Coopermil, Janete Sander Stochero, durante sua manifestação destacou a preocupação da Coopermil em participar efetivamente do desenvolvimento do Programa, visando o fortalecimento do trabalho cooperativista e a discussão da continuidade da propriedade rural como alicerce da permanência do jovem na atividade. "A aposta que estamos fazendo na modalidade de Ensino a Distância com está turma tem por objetivo consolidar o formato e oferecer ele a mais filhos de associados no futuro. Temos a certeza de que com o empenho dos alunos e a participação dos pais no acompanhamento das atividades teóricas e práticas de seus filhos, a modalidade de Ensino a Distância no Programa Aprendiz Cooperativo do Campo estará trazendo muitos resultados a todos os envolvidos".

Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias