Notícias

Novos Cipeiros da Coopermil receberam treinamento

A Coopermil, através do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho promoveu nos dias 09 e 11 de agosto, um treinamento para os novos membros da Comunissão Intern de Prevenção de Acidentes - CIPA, os quais foram designados para a Gestão 2017/2018.

Conforme o Técnico Alcindo Stein de Camargo, Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Coopermil, receram o treinamento os funcionários integrantes das 05 Comissões formadas na cooperativa, as quais abrangem as Unidades da Sede Administrativa, Super São Luiz do Centro e do Bairro Central, Centro de Distribuição de Supermercados, todos estes em Snta Rosa e a Indústria de Óleo Cruz Alta.

Para cada Comissão foram eleitos 02 representantes dos funcionários e 02 indicados representando o empregador. Já para as Unidades onde não há necessidade de compor ou instituir a Cipa, foi designado um colaborador para ser o representante dos funcionários e da empresa, atendendo desta forma, a Norma Regulamentadora NR 05.

O processo eleitoral teve início no dia 21 de junho com a abertura e divulgação dos editais de convocação para eleição e seguiu com os demais editais, encerrando com a votação no dia 21 de julho.

A cooperativa valoriza muito o trabalho das CIPAs bem como os designados para atendimento dos requisitos da NR 05 (CIPA), conforme destaca o Coordenador Alcindo S. Camargo. "Este funcionáiros são a extensão do setor de Saúde e Segurança do Trabalho nas diversas atividades desenvolvidas na Coopermil, sendo responsáveis pelo bom desempenho no que se refere à organização, limpeza, ordenação e uso de EPIs nas mais diversas funções existentes".

O treinamento foi organizado pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Coopermil e ministrado pelo Eng.º Elton Luiz Piovesan Michelotti da empresa ASEG, que presta serviços à cooperativa. Os novos membros da Cipa designados para a Gestão 2017/2018 serão empossados oficialmente na sexta-feira, 18 de agosto, às 8h15min, na Sede Administrativa da Coopermil, em Santa Rosa.

Potencial produtivo do trigo poderá ficar abaixo do esperado na região

O atraso no plantio das lavouras de trigo, provocado pelo excesso de chuvas ocorridas nos meses de maio e junho, pode contribuir para o baixo desempenho da cultura na região de atuação da Coopermil.

Conforme o Engenheiro Agrônomo Sérgio Schneider, Gerente Técnico da Coopermil, as lavouras que tem sido visitadas pela equipe técnica e por ele mesmo, não conseguiram se desenvolver adequadamente. "Temos observado plantas com pouco perfilhamento, atrasadas em altura e desparelhas, e com isso, estão comprometendo o potencial produtivo", comenta Schneider.

Por enquanto, segundo Schneider, pode-se avaliar o comprometimento no desenvolvimento das lavouras de trigo, mas ainda é cedo para avaliar a qualidade do grão que ainda está se desenvolvendo. Portanto, neste momento, a recomendação técnica da cooperativa para os produtores é a possibilidade de fazer uma complementação de nitrogênio nas lavouras e isso, "deve ser avaliado individualmente por cada produtor, considerando a viabilidade econômica" destaca o Gerente Técnico da Coopermil.

Outro fator a se considerar são as doenças e pragas presentes nas lavouras. "Foram encontrados alguns focos de ferrugem no trigo e também a presença de pulgões nas lavouras visitadas", comentou Schneider. Tanto a ferrugem quanto os pulgões, devem ser combatidos para evitar ainda mais perdas nas lavouras de trigo da região.

 

  • Lavoura de trigo em Passo da Pedra - Giruá
  • Lavoura de trigo com bom desenvolvimento, na região de Boa Vista - Giruá
  • Lavoura de trigo com bom desenvolvimento, na região de Boa Vista - Giruá
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias