Notícias

Focos de ferrugem avançam lentamente na região de atuação da Coopermil

Com a ocorrência de chuvas na segunda metade do mês de janeiro, com volumes significativos registrados na região de atuação da Coopermil, no Noroeste Gaúcho, a área técnica da cooperativa está atenta para o possível surgimento de novos focos de ferrugem nas lavouras de soja.

Conforme o Engenheiro Agrônomo Sérgio Schneider, Gerente Técnico da Coopermil, "após um curto período de estiagem no início do ano, registrou-se um bom volume de chuvas sequenciais na região e com isso, estamos observando as lavouras onde atuamos para verificar se surgiram novos focos de ferrugem".

No levantamento realizado no dia 15 de janeiro, haviam 144 registros da doença no território brasileiro, dos quais 70 no estado do Paraná e 19 no Rio Grande do Sul, sendo destes, 15 registrados até o final de 2017. Já no dia 24 de janeiro, após o período de chuvas mais intensas, foram verificados 186 focos no País, das quais do 92 em lavouras do Paraná e 21 no Rio Grande do Sul.

"Os focos de ferrugem também aumentaram em regiões do Paraguai, o que pode contribuir para o aumento da doença em nossas lavouras se as chuvas persistirem", destaca Schneider. Apensar do cenário apontar para a ampliação dos focos da ferrugem, a área técnica alerta apenas para que o produtor acompanhe de perto sua lavoura neste período e até metade do mês de fevereiro, quando possivelmente a doença estará mais avançada. "Acreditamos que neste ano, a ferrugem não irá comprometer as lavouras, pois o clima, apesar do volume das últimas chuvas, tem sido favorável a um bom desenvolvimento das plantas e ao manejo realizado pelos produtores", complementa o Engenheiro Agrônomo.

 

Focos de ferrugem avançam lentamente na região de atuação da Coopermil

Coopermil realizou encontro técnico com produtores de leite

A Cooperativa Mista São Luiz realizou na manhã da quarta-feira, 24 de janeiro, encontro técnico com produtores de leite associados com o objetivo de repassar informações sobre a atividade, bem como discutir o trabalho desenvolvido pela área junto aos seus associados.

O encontro realizado junto a Associação dos Funcionários da Coopermil em Santa Rosa reuniu mais de 90 produtores de leite e técnicos da Cooperativa e contou com as palestras técnicas apresentadas pelo Eng. Agrônomo Wagner Beskow da Transpondo, que presta assessoria a Coopermil e pelo supervisor técnico e responsável pelo Tambo de Leite da CCGL, Luiz Otavio da Costa de Lima. Os dois profissionais comentaram com os produtores sobre as alternativas de produção de leite com mais produtividade e redução de custos, buscando a viabilização do produtor na atividade.

Na sequência, o supervisor da área leite da Coopermil Ernani Thober apresentou os resultados obtidos pela equipe leite durante o ano de 2017, bem como realizou a devolutiva referente ao trabalho realizado com os produtores sobre as expectativas e necessidades dos mesmos com a atividade leiteira e a forma de atuação da cooperativa no setor.

Segundo o Presidente da Coopermil, Joel Antonio Capeletti, a oportunidade da Cooperativa reunir um número significativo de produtores de leite e poder discutir com eles não só aspectos técnicos da produção, mas poder analisar e avaliar o próprio trabalho desenvolvido pela Cooperativa demonstra a preocupação do Conselho de Administração de estar mais próximo do associado e buscar atendê-lo em todas as suas necessidades.

Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias