Notícias

CCGL TEC amplia trabalho de pesquisas

A CCGL TEC incluiu em seus trabalhos uma nova linha de pesquisa que desenvolverá estudos focados em manejo e sistema de produção
O novo setor busca desenvolver e validar manejos e sistemas de produção para diferentes regiões do Rio Grande do Sul, com o enfoque em grãos e sistemas integrados da área agrícola, visando à rentabilidade e sustentabilidade dos produtores associados.
Conforme o Pesquisador da CCGL e coordenador da nova área de estudo, Eng. Agr. Tiago Hörbe, as pesquisas focarão na ecofisiologia das culturas de lavoura objetivando investigar encaixes e oportunidades para diferentes sistemas de produção. Serão conduzidos estudos que envolvem diferentes práticas culturais como plantabilidade, população de plantas, épocas de semeadura e outros, sempre buscando o ajuste capaz de maximizar a produtividade das culturas, explica Dr. Tiago.
Para o Gerente de Pesquisa da CCGL Geomar Corassa o novo setor foi estruturado para atender às demandas das cooperativas e dos produtores cooperados, junto com as outras linhas de pesquisas CCGL e RTC. O objetivo é promover cada vez mais a geração de conhecimento e inovação, completa Geomar.
A CCGL também conta com pesquisas nas áreas da conservação do solo, plantas daninhas, manejo de pragas e doenças, fertilidade do solo e nutrição de plantas, além de um tambo experimental.
Já o Supervisor técnico da Coopermil, Joao Gabriel Dias destaca a importância do trabalho desenvolvido, principalmente pelos resultados que deverão ser obtidos e repassados aos associados das Cooperativas. João Gabriel destaca que além do trabalho propriamente desenvolvido na área de CCGL em Cruz Alta, a pesquisa em manejo e sistema de produção também tem uma área em estudo junto a Coopermil em nossa área de validação de pesquisas, aproximando assim muito mais a pesquisa da realidade regional e dos associados da Coopermil.

CCGL TEC amplia trabalho de pesquisas

Mapa anuncia nova prorrogação na validade das Declarações de Aptidão do Pronaf

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), prorrogou novamente o prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) devido à pandemia do coronavírus. A Portaria n° 129, publicada no Diário da União na quinta-feira (24/09), estabelece que será prorrogada por 6 meses a vigência das declarações com vencimento entre os dias 24 de setembro e 31 de dezembro de 2020. Já as declarações que expiram entre os dias 1º de janeiro de 31 de março de 2021 terão a validade estendida por 3 meses. As alterações serão realizadas diretamente nas DAPs, de forma automática.

A medida ocorre com o objetivo de evitar a locomoção de agricultores até os órgãos e entidades emissoras de DAP na busca pela renovação do documento e para garantir aos beneficiários a continuidade do acesso às políticas públicas da agricultura familiar. A decisão leva em consideração o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, do Congresso Nacional, decorrente da pandemia da Covid-19 causada pelo Coronavírus.

"Desde o início da pandemia, estamos trabalhando diuturnamente em medidas que auxiliem o pequeno produtor na manutenção da sua produção e distribuição, adotando as medidas de segurança necessárias. A nova prorrogação do prazo de validade das declarações é importante, pois a DAP é indispensável para que o agricultor familiar consiga acessar as políticas públicas de crédito e os programas de compras institucionais", ressalta o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.

Levantamento realizado pela Coordenação do Cadastro da Agricultura Familiar da SAF aponta que, com a iniciativa, mais de 846 mil DAPs terão sua vigência prorrogada, garantindo que milhares de agricultores familiares continuem acessando programas e projetos executados pelo Mapa.

Mapa anuncia nova prorrogação na validade das Declarações de Aptidão do Pronaf
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias