Notícias

Cotações de grãos Coopermil Dezembro/2020

A Coopermil repassa ao seu quadro social mensalmente o resumo das cotações do mercado de grãos praticados na Cooperativa, com o objetivo de que todos possam acompanhar o desempenho do mercado.

Para isso a Cooperativa conta com a equipe da área comercial de grãos que trabalha diariamente para trazer ao seu quadro social o preço dos cereais e também o comportamento deste mercado, para que o produtor possa estar bem informado sobre as condições para assim realizar seus negócios. Está sendo disponibilizado nesta data o histórico de cotações praticados no mês de dezembro/2020.

Os associados da Coopermil e agricultores de toda a região podem acompanhar, através do site da cooperativa, o histórico e a cotação diária de soja, trigo e milho no site: www.coopermil.com.br

Cooperativismo ganha força como impulsionador da economia para 2021

Segundo os últimos dados disponibilizados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com base em 2018, as quase 7 mil cooperativas atuantes no país empregam 425 mil pessoas e atendem aproximadamente 14,6 milhões de brasileiros. Apesar da base de dados ser ainda de 2018, eles demonstram que o cooperativismo tende a ser um dos grandes impulsionadores da economia em 2021, especialmente com os aprendizados trazidos pela pandemia ao longo de 2020.

As crises política, econômica e pandêmica vividas pelo Brasil nos últimos anos são grandes responsáveis pela busca por soluções coletivas. "Quanto mais as pessoas percebem que não estão encontrando serviços no mercado tradicional, mais acabam exercitando essas ferramentas coletivas. O cooperativismo nada mais é do que um grupo de pessoas com objetivos em comum dando acesso a essas ferramentas ou serviços para outras pessoas", explica Mauri Alex de Barros Pimentel, diretor financeiro do Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo e professor convidado do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.

Para ilustrar esse raciocínio, Pimentel cita a apresentação feita pelo presidente do Banco Central, no final de novembro. Nela, o presidente do BC destacou a importância do cooperativismo de crédito ao longo da pandemia, que teve crescimento de 48,5% na carteira de crédito de pessoas jurídicas, quase o dobro do observado no setor financeiro como um todo. Campos Neto destacou o papel de inclusão realizado pelas cooperativas, que promovem inclusão financeira para muitas pessoas. Estima-se que existam cerca de 400 cidades do país cuja única instituição financeira é uma cooperativa.

Não se pode esquecer que o cooperativismo é responsável por significativa parte do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, visto que boa fatia do agronegócio do país se organiza desta maneira. Em 2020, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o agro deve crescer 1,5% — para 2021, a projeção é de 1,2%. O agronegócio representou 21,4% do total do PIB em 2019.

Fonte: Ocergs - RS

Cooperativismo ganha força como impulsionador da economia para 2021
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias