Notícias

COOPERMIL APROVA BALANÇO DE 2020 E ELEGE ERNANI THOBER PRESIDENTE PARA O MANDATO 2021 – 2025

Em Assembleia Geral Ordinária realizada na modalidade digital, em atendimento as medidas protetivas para enfrentamento do Covid-19, a Cooperativa Mista São Luiz realizou na terça-feira, 23 de março, as 10 h, sua assembleia de aprovação do balanço exercício 2020 e destinação do resultado positivo do mesmo ao quadro social. O pagamento do retorno aos associados já está à disposição nas unidades da Coopermil.

Na oportunidade também foram realizadas as eleições para renovação dos Conselhos de Administração e Fiscal da Coopermil, onde para os dois conselhos estavam inscritas somente uma chapa, as quais foram eleitas por aclamação, com cem por cento de votos favoráveis, pelos associados presentes a A.G.O.

A Diretoria Executiva da Cooperativa ficou composta pelos seguintes associados: Diretor Presidente: Ernani Thober, Vice-Presidente: Joel Antonio Capeletti e Secretario: Vilmar Antonio Ferrari; que assumiram o comando da Cooperativa na Assembleia e conduzem ela pelos próximos quatro anos (2021 - 2025) com o apoio dos conselheiros titulares e suplentes eleitos. Na assembleia também foram eleitos e empossados os membros do Conselho Fiscal para o ano de 2021.

Ainda durante a realização da Assembleia, a Coopermil prestou homenagem a Joel Antonio Capeletti pela sua história de 32 anos à frente da Cooperativa.

A seguir apresentamos entrevista realizada com o novo presidente da Coopermil:

Quem é Ernani Thober

Ernani Thober, 54 anos, casado com Claudia Kaffka Thober, dois filhos, Manuella 19 anos e Rafael 12 anos, natural de Tuparendi, nascido e criado em Esquina Candeia - Santa Rosa, onde possui propriedade, sendo a quarta geração de imigrantes alemães que vieram das colônias velhas, localidade de Linha Formosa, interior de Santa Cruz do Sul/RS no final do século 19, para desbravar as Colônias Novas, carregando junto a cultura e vida em comunidade, onde a fé e vida cristã sempre foram prioridade na vida das famílias. Filho de Wendolino e Lori Thober, pequenos agricultores que diversificavam suas atividades para o sustento de seus 5 filhos. Com 17 anos estava formado no ensino médio como técnico em contabilidade, mas, devido as dificuldades físicas de meus pais, passei um período em casa e também um ano cursando teologia em Ijuí. Porém, aos 23 anos tomei a decisão de sair de casa para voltar a estudar, me formando Engenheiro Agrônomo com 28 anos (1995), pela Unijuí, tendo trabalhado quase 2 anos na Cotricruz, na unidade de Pejuçara. Neste período também concluí a primeira pós-graduação em Agronomia voltada a Administração e Desenvolvimento Rural pela Unijuí.

Iniciei minhas atividades na Coopermil como agrônomo nas unidades de Cinquentenário e Tuparendi, desde 1997, com a função de prestar assistência técnica e ajudar a desenvolver um dos programas mais ousados da região, mudar a tecnologia do Sistema Convencional para Plantio Direto, reconhecido posteriormente como a Coopermil sendo a cooperativa precursora e apoiadora no desenvolvimento desta técnica no final da década de 90.

Em 2003 fui transferido para as unidades de Giruá e Mato Grande, assumindo papel de consultoria técnica com vendas e recebimento. Na oportunidade, a Coopermil, através do Sescoop, oportunizou a minha segunda pós-graduação em Gestão de Cooperativas, concluída em 2008.

Em 2013, assumi como Gerente da unidade de Mato Grande, ganhando muita experiência em gestão de equipe, conciliando com o trabalho de assistência técnica, proporcionando aos associados a real solução de suas demandas, visto que o formato de trabalho proporcionou a oportunidade de entender as necessidades e demandas do quadro associativo levando as demandas direto aos diretores e Conselho de Administração, auxiliando na tomada de decisão de forma assertiva.

Em 2017, surgiu a oportunidade de assumir a Supervisão da Área Leite da Coopermil, sendo um passo mais ousado, devido as necessidades em estruturar a equipe de técnicos e veterinários para fazer frente as mudanças que se vislumbravam no curto e médio prazo em relação a quantidade mínima de leite a ser produzida em uma propriedade e também o enquadramento nas instruções normativas que estavam sendo implantadas pelo MAPA. Outro desafio foi a implantação de pesquisa e validação na área de forrageiras e silagem junto a área experimental da Cooperativa. Na reformulação da área leite também foi criado um programa de incentivo de produtividade nesta área; "O Produz Mais Leite", tornado a Coopermil a maior fornecedora de Leite do sistema CCGL, com padrão de qualidade exigido pela Instrução Normativa 76 e 77 do Ministério da Agricultura. Neste período a Coopermil em seu programa de qualificação de seus colaboradores, oportunizando a terceira pós-graduação em "Gestão Empresarial" pela FGV, que está em fase de conclusão para abril de 2021.

O que significa assumir o comando de uma Cooperativa com mais de 4.000 associados, 850 colaboradores e um faturamento em 2020 superior a 846 milhões de reais?

Significa uma grande responsabilidade, pois são inúmeras as famílias que dependem da saúde econômica e financeira, desde seus associados, colaboradores, clientes e fornecedores, que formam uma engrenagem que não pode ser quebrada. A minha missão é zelar para que esta engrenagem funcione bem, esteja bem lubrificada e principalmente estar constantemente avaliando as ameaças e oportunidades do mercado para que a cooperativa cumpra seu papel de alcançar os objetivos traçados em seu planejamento estratégico aliado à sua missão, visão e respeitando seus valores cooperativistas.

Como você vê a participação da Coopermil no desenvolvimento regional?

Tenho vivido esta experiência ao longo dos últimos 24 anos como colaborador, onde mesmo em momentos de crise e dificuldades a cooperativa sempre se reinventou e buscou superar os desafios, tendo como prova a sua expansão. Tornou-se o desejo de muitos municípios da região, atraídos pela segurança, honestidade e credibilidade e pela diversidade de negócios com lojas modernas e amplas, com grande diversidade de mercadorias e insumos para formação de suas lavouras.

Acompanhado de uma gestão profissional, equipe operacional interna qualificada com acompanhamento de técnicos e agrônomos de campo levando as melhores soluções para seus associados, a Coopermil tornou-se referência regional. São estas ações que possibilitam ao associado construir uma propriedade forte e saudável financeiramente e consequentemente participar do desenvolvimento de toda uma região.

Portanto, a Coopermil tem sim uma "importante participação no desenvolvimento regional", pois nos municípios em que atua é uma das maiores pagadoras de impostos, onde no dito popular "não vende um pacote de prego sem nota fiscal" desta forma gera recursos para o desenvolvimento na região onde está inserida.

Quais são os principais desafios e as principais oportunidades no cooperativismo regional para os próximos 4 anos?

O principal desafio é manter a saúde financeira da cooperativa com redução de gastos e eficiência em todos os processos operacionais. Com o aluguel das estruturas da Comtul, aumentou de forma expressiva a nossa participação no mercado regional, onde estamos com expectativas de ultrapassar a um bilhão de faturamento, exigindo ainda mais da nossa capacidade de gerir os negócios da cooperativa. Considero como principal oportunidade a expansão dos negócios na região, de forma ordenada e eficaz, gerando resultado para posterior distribuição de resultados aos associados.

Também ressalto que a Cooperativa precisa estar atenta as inovações tecnológicas e buscando se modernizar conforme a necessidade de nossos associados, levando as melhores tecnologias e serviços para eles produzirem com mais qualidade e rentabilidade.

Mais alguma consideração?

O atual sistema de administração dos negócios da cooperativa, tem mostrado a importância de compartilhar as ações e projetos através do "Comitê Gestor", munindo de forma assertiva os Conselhos de Administração e Fiscal, para que possam tomar as decisões corretas, baseadas em estudos técnicos. A permanência do ex-presidente Capeletti ao meu lado, como vice, torna a sucessão segura e eficiente, passando o "bastão" com responsabilidade, onde renovação e experiência andam juntas para que a Coopermil cresça mais forte, tornando a vida dos colaboradores e associados mais fácil e justa.

VOCÊ DOA ALIMENTOS, A COOPERMIL DOA JUNTO

Para enfrentar mais este momento em que a pandemia atinge a todos, principalmente os mais necessitados, a Coopermil está lançando campanha de arrecadação de alimentos. VOCÊ DOA ALIMENTOS, A COOPERMIL DOA JUNTO.

De 22 a 27 de março, você participa doando alimentos em qualquer uma das unidades da Coopermil (supermercados, lojas agropecuárias ou postos de combustíveis) de sua cidade. No final da campanha, a Coopermil fará o levantamento do total arrecadado em cada município e a Cooperativa irá doar o mesmo volume arrecadado, dobrando assim quantidade a ser doada.

O total das doações da comunidade, somado ao valor doado pela Coopermil será destinado a Assistência Social do respectivo município que ficará encarregada da destinação destas doações as pessoas necessitadas de acordo com os critérios de cada prefeitura.

Participe - Juntos, você e a Coopermil podem fazer o bem, para muita gente.

DOAÇÕES DE 22 A 27 DE MARÇO EM TODAS AS UNIDADES DA COOPERMIL. FAÇA SUA DOAÇÃO OBSERVANDO TODOS OS CUIDADOS, USANDO MASCARA, ÁLCOOL GEL E RESPEITANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL.

VOCÊ DOA ALIMENTOS, A COOPERMIL DOA JUNTO
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias