Notícias

CCGL lança Programa Mais Sólidos Maior Valor

Em conformidade com as tendências do mercado mundial de lácteos e a demanda dos produtores, a CCGL lançou durante a Expodireto o programa Mais Sólidos Maior Valor. O projeto inovador inicia um novo momento no sistema de precificação do leite, com base na quantidade de gordura e proteína entregues pelos produtores.

Para o Presidente da CCGL Caio Vianna o Mais Sólidos é um programa extremamente importante para os produtores e para a produção de leite brasileira, pois é a primeira empresa de grande porte que sinaliza para os produtores o pagamento relacionado a parte sólida do leite, algo que estimula a melhoria de rendimento na parte industrial e na busca por um leite mais concentrado, gerando economia de transporte, esfriamento e buscando animais mais eficientes nesses tipos de produção. - Nós entendemos que este programa na CCGL vai favorecer muitos produtores inclusive também a possibilidade de melhoria dos sólidos do leite pela genética, mas principalmente pela nutrição, pela alimentação. E como a gente acredita que o Brasil tem condições de uma alimentação mais equilibrada em termos de custo do que outros países a busca por sólidos pode favorecer muito a produção nacional - completa Caio Vianna.

Conforme o Gerente de Suprimento do Leite da CCGL, Jair da Silva Mello, o objetivo principal do programa é valorizar o esforço dos produtores associados, que investem diariamente na produção de maior teor de sólidos no leite, contribuindo para elevar o rendimento industrial, ganho logístico e a competitividade de toda a cadeia produtiva. - Quanto mais quilos entregues no mês, maior será o valor recebido. O resultado econômico propiciado por essas mudanças será repassado aos produtores, tanto através da remuneração direta do leite quanto nos resultados da indústria, divididos entre os associados - resume Jair.

Segundo o Supervisor Técnico da CCGL, Eng. Agr. Luis Otávio Lima a estratégia foi pensada para que os produtores conheçam o novo sistema e tenham tempo para realizar as melhorias no rebanho, levando em conta aspectos relacionados ao manejo alimentar, bem-estar e conforto, com foco em muito leite com mais sólidos. - A migração para o novo sistema será gradual, iniciando em 10 % com base na gordura mais proteína entregues e 90 % no modelo de precificação atual. Com o passar do tempo, essa proporção aumentará até que 100 % da composição do preço tenham como base apenas os sólidos - salienta Luis.

CCGL lança Programa Mais Sólidos Maior Valor

Operação 365 foi tema central do 6º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água na Expodireto

Programa desenvolvido em parceria por várias instituições visa à melhoria da qualidade do solo e do sistema produtivo.

A Operação 365, projeto desenvolvido em conjunto pela CCGL, RTC, Embrapa Trigo e apoiadores, foi o foco do 6º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água no segundo dia (8 de março) da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

A primeira palestra foi ministrada pelos pesquisadores Jackson Fiorin, da CCGL e José Eloir Denardin, da Embrapa Trigo, que apresentaram a metodologia do programa, destacando as práticas agrícolas capazes de aumentar a rentabilidade e amenizar o impacto de problemas climáticos como a estiagem no campo.

Conforme o Chefe Geral da Embrapa Trigo Jorge Lemanski, a Operação 365 busca melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul, com investimentos e suporte técnico que garantam a qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas. - O objetivo é elevar a produtividade das lavouras, mitigar riscos climáticos e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais - explica Jorge.

O debate também contou com presença do Gerente de Pesquisa da CCGL Geomar Corassa e do chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo Giovani Faé que enfatizaram que a preocupação global com a questão climática exige "ação local". - Como podemos perceber, será cada vez mais difícil prever o comportamento do clima e a resposta do setor será tornar o sistema produtivo mais resiliente, intensificando o uso de sistemas integrados de produção capazes de produzir renda o ano todo - completaram Geomar e Giovani.

O painel também contou com a participação do Presidente da CCGL Caio Vianna, do Presidente da FecoAgro/RS Paulo Pires e autoridades. O 6º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água foi uma iniciativa da CCGL, Embrapa, Cotrijal, Emater/RS e Governo do Estado do RS e contou com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Banrisul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Operação 365 foi tema central do 6º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água na Expodireto
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias