Com foco no objetivo de proporcionar o avanço da pesquisa agrícola junto ao sistema cooperativo através do compartilhamento de experiências e informações, com foco na produtividade e rentabilidade das cooperativas e cooperados, a Rede Técnica Cooperativa - RTC conduzirá diversos experimentos com 15 cooperativas no Rio Grande do Sul.
Conforme o Gerente de Pesquisa da CCGL, Geomar Corassa, "o grande propósito da RTC é a condução experimental de forma coletiva entre as cooperativas para dar solidez na informação gerada, posicionar de maneira assertiva os técnicos e levar essa informação de qualidade aos produtores". - Ao conduzir experimentos em 15 locais nesta safra será possível explorar condições peculiares de solo e clima e gerar resultados personalizados para a região de atuação das cooperativas - ressaltou Geomar.
Para dar início ao projeto, a RTC realizou nesta quinta-feira, 21 de outubro, um treinamento para os representantes das cooperativas que realizarão o trabalho na safra 21/22 nas áreas experimentais. Os experimentos propostos por setor para a condução em rede são a fertilidade do solo e nutrição de plantas, manejo de plantas daninhas, fitopatologia, entomologia e manejo de culturas.
Para o Pesquisador da CCGL Mário Bianchi, o treinamento procurou nivelar os princípios básicos da condução experimental para que todos tenham a mesma orientação no planejamento, sem comprometer o resultado e a segurança dos experimentos. - O treinamento ocorreu de maneira teórica e prática e a interação entre as cooperativas foi produtiva, sendo o primeiro passo para fortalecer a pesquisa técnica entre as cooperativas - salientou Geomar.
Para o Supervisor Técnico João Gabriel, "esta é uma importante iniciativa da RTC-CCGL, os experimentos em rede, geram informações com maior segurança, e aceleram a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e manejos, fazendo assim com que os posicionamentos sejam feitos de maneira eficiente resultando em maior rentabilidade ao produtor. A Coopermil foi uma grande incentivadora e pioneira na RTC, participando desde o princípio desta iniciativa, e hoje expandindo a participação nos experimentos realizados".
No total, serão 56 experimentos e mais de 80 tratamentos testados. O número de parcelas experimentais que dizem respeito aos estudos da RTC deve ser superior a 5 mil nesta safra. A rede experimental da RTC contará com as cooperativas: CCGL, Cotripal, Coasa, Coopermil, Cotrijuc, Cotribá, Cotrijal, Cotrisal, Cotrisel, Coopatrigo, Agropan, Cotricampo, Cotrirosa, Cotrisul e Cotriel.