Os 28 alunos da nova turma do programa Aprendiz Cooperativo do Campo - Turma de Guarani das Missões e Sete de Setembro - estiveram reunidos no dia 29 de maio para início das atividades do curso que acontecerá junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antonio Jaskulski em Linha Timbó, Guarani das Missões.
Participaram do primeiro dia de aula, além dos educandos, os pais dos alunos, o Presidente da Coopermil Ernani Thober, o Prefeito Municipal de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, Secretário de Educação Moises Marczewski, Secretário de Agricultura Marcio Hanus e o Secretário de Educação do Munícipio de Sete de Setembro, Rogério Maslowski, além do Presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall Agnese, e o Vice-Presidente Tiago Moroni.
O programa Aprendiz Cooperativo do Campo é destinado a jovens filhos de associados da Cooperativa, que residam na propriedade rural e tenham idade entre 14 e 22 anos, que de preferência estejam cursando o ensino regular. O curso é realizado através da parceria entre as cooperativas Cooperconcórdia e Coopermil, com aulas teóricas e práticas, e terá duração de 01 ano e 06 meses. Os participantes terão direito a bolsa auxílio mensal e vale alimentação.
Segundo a Coordenadora da área de Recursos Humanos da Coopermil, Janete Sander Stochero, "o programa tem por objetivo estimular a permanência dos jovens no campo, reforçando o vínculo com o sistema cooperativo e a promoção da continuidade familiar."
Em sua participação no primeiro encontro da nova turma, o Presidente da Coopermil Ernani Thober destacou que o programa Aprendiz Cooperativo do Campo vai muito além da formação "estamos fornecendo as ferramentas iniciais para que estes jovens possam se qualificar e permanecerem no campo, gerando pertencimento e propiciando a continuidade da propriedade rural, na busca de mais produtividade com rentabilidade".