Na quinta-feira, dia 1º de outubro, foi tema da Expointer Digital no Ciclo de Debates do Sistema Ocergs o Programa Aprendiz Cooperativo do
Campo.
O evento discutiu a participação dos jovens e como eles impulsionam as cooperativas agropecuárias através do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Realizado pelo Sescoop/RS, em parceria com as cooperativas gaúchas, entre elas a Coopermil, o Programa foi criado em 2016 e funciona como um curso de aprendizagem em atividades agropecuárias dirigido para jovens de 14 a 24 anos incompletos, que busca qualificar os jovens para a gestão eficiente nas propriedades rurais.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, apresentou alguns números do cooperativismo gaúcho e destacou a importância do Programa. "Dizem que o jovem é a esperança de um mundo melhor. O jovem cooperativista, por sua vez, é a certeza de um mundo melhor".
O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos apresentou o programa e destacou que já passaram pelo Programa, desde sua criação, 615 jovens, registrando que o programa trabalha o jovem na sua vocação familiar através do conhecimento.
Para o presidente da Coopermil, Joel Capeletti, " investir e acreditar no projeto reforça a discussão sobre a permanência do jovem no campo, a sucessão familiar, a profissionalização do jovem e amplia as possibilidades de parcerias entre os diversos atores do ramo agropecuário.
"Através do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, eu consegui aprofundar meu conhecimento e colocá-lo em prática na propriedade da minha família. Além de nos aproximarmos mais, também começamos a dialogar juntos sobre os desafios diários da propriedade", declara Taine Radin, aprendiz cotizada da Coopermil, integrante da turma que de Santa Rosa e que congrega filhos de associados da Coopermil e da Cotrirosa de diversos municípios da região.
Fonte: Ocergs-Sescoop/RS