O Cooperativismo é um modelo econômico e social que cada vez mais conquista espaço no Rio Grande do Sul. As cooperativas gaúchas reúnem 2,97 milhões de associados distribuídos em 444 cooperativas no Estado, com prevalência do ramo agropecuário, que reúne 130 cooperativas.
O número de empregos diretos gerados pelas cooperativas gaúchas no período entre 2015 e 2019 segue crescendo. O resultado contrasta com o cenário apresentado pelos dados que integram o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta uma queda no saldo de criação de vagas formais de trabalho no RS entre 2015 e 2017.
O resultado reforça a importância do movimento cooperativo no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul e evidencia a preocupação com o crescimento individual e coletivo. A prova disso é que as cooperativas gaúchas ampliaram a geração de sobras em 11% no mesmo período, alcançando a marca de R$ 2,4 bilhões em 2019.O desempenho do cooperativismo gaúcho também se reflete no aumento do faturamento, que em 2019 alcançou o patamar recorde de R$ 48,9 bilhões
As cooperativas exercem importante papel econômico e social em suas comunidades e regiões com expressiva geração de tributos, que em 2019 representou 2 bilhões de reais.
Segundo Vergilio Frederico, presidente da Ocergs, "a expressão do Cooperativismo Gaúcho denota a contribuição dos esforços coletivos de trabalho das cooperativas, que exercem papel econômico e social em suas comunidades e regiões. Este crescimento apresentado é mérito da cooperação de dirigentes, associados, colaboradores e clientes das cooperativas, solidários ao movimento cooperativo, e representa o caminho que concilia o desenvolvimento econômico, social e sustentável, pautado por valores e princípios que transformam a vida de milhares de gaúchos", afirmou Perius.
As cooperativas agropecuárias formam, hoje, o segmento economicamente mais forte do cooperativismo gaúcho. As 130 cooperativas congregam 343,7 mil produtores associados e operam em diversas áreas de negócios e prestam vários serviços aos produtores associados, como assistência técnica, social e educacional, fornecimento de insumos, recebimento, armazenamento, industrialização e comercialização da produção.
Para saber mais sobre o desempenho das cooperativas gaúchas acesse o relatório Expressão de Cooperativismo Gaúcho 2020 no endereço www.sescooprs.coop.br