Um dos mais novos investimentos da Coopermil, a Indústria Processadora de Grãos, completa 18 meses de atuação com resultados altamente positivos. A indústria está localizada no município de Cruz Alta e começou a ser operada pela cooperativa em março de 2013, ampliando a área industrial da cooperativa somada à Fábrica de Rações e à Plataforma de Recebimento e Resfriamento de Leite.
A fábrica está instalada em uma área de 33 hectares e tem a capacidade de processar 800 toneladas de soja ao dia, o que equivale a 24 mil toneladas ao mês.
Conforme Jordano Dal Berto, Coordenador Comercial da Indústria Processadora de Grãos Coopermil, "90% do óleo extraído na fábrica é destinado às indústrias de biodiesel do Rio Grande do Sul e 10% é direcionado à exportação". Já o farelo, que resulta dos grãos processados, abastece o mercado de frigoríficos, produtores rurais, fábricas de rações entre as quais a da Coopermil, comentou Jordano.
"Neste primeiro ano de funcionamento, já alcançamos um crescimento no faturamento bruto superior à 30%, comparando com o mesmo período de 2013 e com resultado líquido de R$ 1.497.000,00, o que já coloca esta área como uma das mais rentáveis da Coopermil", conforme informações do Diretor de Negócios, Sérgio Roberto de Oliveira.
O Diretor Sérgio ressalta ainda que "para a Coopermil, a Indústria Processadora de Grãos contribui com a diversificação dos negócios e com a composição do faturamento, propicia a ampliação da área física de atuação regional e principalmente, oportuniza a industrialização de produtos garantindo a colocação no mercado do que é produzido pelos associados e clientes". Além disso, também promove a aproximação com as cooperativas parceiras que estão próximas à Cruz Alta, entre as quais a Agropan, CCGL, Cotrijuc, Camnpal e Cotripal.
A extração dos grãos também garante a matéria-prima para a fábrica de rações da Coopermil, além de contribuir diretamente com a geração de emprego e renda e impostos para a região.
Atualmente, a Indústria Processadora de Grãos de Cruz Alta emprega 65 colaboradores nas diversas funções operacionais e administrativas, os quais respondem diretamente à Direção de Negócios da Coopermil.