Integrantes da equipe técnica da Área Leite Coopermil, com a participação dos profissionais Daniel Zalamena, Jair André Veidt, Oreste Belmonte e Diomar Luís Tolazzi, participaram nos dias 04 e 05 de novembro do Farm Tour realizado em parceria com a empresa STgenetics Brasil, fornecedora de tecnologia em melhoramento genético.
O Farm Tour é um evento reconhecido pela atualização em genética e pelas principais tendências do setor leiteiro no país. Neste ano o roteiro incluiu visitas em propriedades referência na produção de leite nos municípios de Palmeira, Carambeí e Castro, no Paraná, proporcionando ampla troca de experiências com produtores, especialistas e demais participantes do evento.
No dia 04 de novembro, a equipe da Coopermil esteve em visita a Agropecuária Régia, onde pode acompanhar demonstrações de manejo, condicionamento do rebanho e estratégias genéticas adotadas pela propriedade.
A programação do dia 05 contou com visitação a Chácara Florentia, com apresentação das práticas de seleção genética, produção e organização dos sistemas de cria e recria. Na sequência o grupo visitou a propriedade Gado Holandês Rino, observando o desempenho de matrizes de alta produção e as tecnologias aplicadas para eficiência e longevidade dos animais.
Ainda no dia 05, os participantes acompanharam o Leilão Legend ST - Paraná, o primeiro leilão de progênies Legend promovido pela STgenetics Brasil. O evento reuniu genética leiteira de elite e trouxe um ciclo de palestras sobre temas como o Programa ECO$ que busca desenvolver a criação de animais com melhor eficiência alimentar; O programa Chromosomal Mating, capaz de maximizar o potencial genético do plantel, além de discutir as aplicações práticas da biotecnologia no melhoramento genético de bovinos leiteiros.
Para o coordenador da Área Leite da Coopermil, Daniel Zalamena, a experiência foi enriquecedora. "O Farm Tour proporcionou uma visão técnica importante sobre ferramentas de melhoramento genético e promoveu uma intensa troca de experiências entre técnicos, pesquisadores e produtores de diferentes regiões do país."
Para o médico veterinário Jair André Veit, o evento mostrou outra dimensão da aplicação genética dentro dos nossos rebanhos. "Precisamos focar em eficiência alimentar, por exemplo, além de valorizar outros pontos de evolução genética que até então não eram explorados".
A participação da Coopermil no Farm Tour reforça seu compromisso de inovar, buscar conhecimento, disseminar informação e apoiar os produtores na construção de rebanhos mais eficientes, produtivos e sustentáveis, fortalecendo ainda mais a cadeia leiteira regional.