Notícias

DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

No primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Neste dia o movimento cooperativista do mundo todo reafirma a participação das cooperativas na construção de um amanhã mais sustentável. O Sistema cooperativista brasileiro, atua para construir um futuro melhor com competitividade, impacto social e desenvolvimento econômico.

Para construir um futuro melhor para todos, a palavra-chave é uma só: cooperação. Há 180 anos, o cooperativismo está comprometido com um futuro melhor, mais justo, solidário, colaborativo e pujante.

Nesse período, cheio de crises, guerras e revoluções tecnológicas, o cooperativismo manteve sua essência de desenvolvimento econômico e social coletivo, estabelecendo alicerces do que hoje é a economia colaborativa.

E o cooperativismo brasileiro está fazendo sua parte para construir um mundo melhor! Neste sentido queremos hoje destacar cinco pontos onde o cooperativismo procura atuar por um futuro melhor

1. Lidera a produção agropecuária sustentável e a inovação no campo

As cooperativas agropecuárias brasileiras colocam comida na mesa dos brasileiros e ainda impulsionam a economia brasileira com as exportações. Para continuar produzindo com qualidade e respeitando o planeta, o setor aposta na agropecuária sustentável e com muita inovação.

2. Financia projetos de impacto ambiental e social

Muitos projetos capazes de fazer a diferença para as comunidades e a natureza acabam sofrendo para obter financiamento. É aí que entram as cooperativas de crédito, que disponibilizam recursos para iniciativas com grandes impactos para a sociedade.

3. Protagoniza a logística reversa e a economia circular

A escassez de recursos naturais é uma grande preocupação para o futuro do planeta. Dessa forma, é importante pensar na economia circular, que reusa e recicla matérias-primas, devolvendo diversos materiais para o ciclo produtivo.

4. Democratiza o trabalho nas plataformas digitais

A era digital deu origem à economia de plataforma, em que muitos serviços, como delivery de comidas, compras e serviços de transporte, passaram a ser prestados a partir de plataformas digitais.

5. Impulsiona a inclusão financeira e distribuição de renda

O futuro passa por uma sociedade mais inclusiva, economicamente participativa e com distribuição de renda. Essas bases já estão postas no cooperativismo - que, aliás, é um dos principais motivos que o modelo de negócio cooperativista não para de crescer.

Além disso, o modelo de negócio cooperativista tem a distribuição de renda em sua essência. Uma vez que não visam ao lucro, as cooperativas distribuem os seus ganhos operacionais - chamados de sobras - entre os cooperados. Isso mantém o dinheiro circulando nas comunidades e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.

Que este primeiro sábado de julho marque não somente a data de comemoração do DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, mas sim sirva de reflexão sobre a importância do Cooperativismo e todos os seus ramos para a sociedade. Que possamos, como Coopermil, com o apoio de seus associados, colaboradores e Conselhos, atuar para construir um futuro melhor com competitividade, impacto social e desenvolvimento econômico.

DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias