O curso de atualização em manejo químico e físico do solo, realizado pela Coopermil com apoio da FecoAgro/RS e Sescoop/RS, direcionado a equipe técnica de campo, reforça o compromisso com a qualificação profissional da equipe. Com uma carga horária de 52 horas/aula e dividido em três módulos presenciais, o curso trouxe temas essenciais para o manejo eficiente e sustentável dos solos.
Ministrado pelos professores da Universidade Estadual de Maringá - UEM, o treinamento abordou desde conceitos básicos de fertilidade do solo, correção química com calagem e gessagem, até a interpretação de análises de solo e manejo nutricional via foliar. Também foram explorados aspectos físicos do solo, como compactação e conservação, fundamentais para garantir a saúde do solo e a sustentabilidade das culturas.
Para o Supervisor tecnico da Cooperativa, João Gabriel Dias, "este investimento em qualificação técnica se destaca como um diferencial único na região, permitindo que a equipe da cooperativa faça recomendações mais precisas e eficazes aos produtores associados, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e a conservação dos recursos naturais".
No primeiro módulo, realizado dias 19 e 20 de setembro, o Prof. Dr. Cássio Antônio Tormena conduziu o módulo sobre manejo físico do solo, abordando a degradação, compactação, conservação e características físicas essenciais para manter a qualidade do solo e proteger os recursos naturais.
No modulo ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Augusto Batista, dias 10 e 11 de outubro, os participantes ampliaram seus conhecimentos sobre a fertilidade do solo, incluindo aspectos como acidez, nutrientes e técnicas de calagem e gessagem para correção da terra.
O Prof. Dr. Tadeu Takeyoshi Inoue, no terceiro modulo do curso, realizado dias 27, 28 e 29 de novembro, focou na interpretação de análises de solo, cálculos para correção e adubação, além do manejo nutricional via folha, trazendo informações práticas para o manejo eficiente dos nutrientes.