Notícias

RTC promoveu Webinar sobre previsão de tempo e clima para safra 2020/21

Com o objetivo de informar e capacitar os técnicos das cooperativas referente a safra 2020/21, a CCGL, através da Rede Técnica Cooperativa (RTC) promoveu o Webinar: Previsão de tempo e clima para as regiões produtoras de milho e soja do Rio Grande do Sul.

A palestra online ocorreu no dia 21 de outubro e foi ministrada pelo Diretor Técnico da Agrymet e professor da Esalq/USP, Dr. Paulo Cesar Sentelhas que abordou temas como condições (agro) meteorológicas, projeção do ENOS (El Niño e La Niña), e seus impactos sobre as regiões produtoras de grãos no estado na safra 20/21.

Os estudos apresentados por Sentelhas relatam que as notícias são por hora, desfavoráveis para a próxima safra, com a previsão de ocorrência de chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, o que pode afetar principalmente o desempenho das culturas de milho e soja. O prognóstico climático sugere que no próximo trimestre deste ano o evento de La Niña deve ser confirmado, um indicativo de condições de chuvas irregulares e/ou abaixo da média. - Para minimizar o prejuízo, além do investimento contínuo em qualidade do solo o ideal agora é ajustar a época de semeadura - indica o Professor.

Para o Gerente Técnico da Coopermil, Eng. Agr. João Gabriel Dias, "as informações repassadas demonstram que devemos ser cautelosos, executando o plantio da cultura quando a condição for a melhor possível. Sabemos que as previsões principalmente no verão, mudam constantemente, assim o produtor deve realizar o monitoramento para a melhor tomada de decisão. Situações como as que se apresentam demonstram a importância de práticas agronômicas que preservem o armazenamento de água no solo, como o uso de coberturas, descompactação, adequação de terraços, dentre outras. A equipe técnica da Cooperativa sempre está ao lado do associado para orientar nas definições das decisões e auxiliar o produtor a se preparar para a diversas situações e buscar alternativas para buscar a produtividade da cultura a ser implantada".

RTC promoveu Webinar sobre previsão de tempo e clima para safra 2020/21

Coopermil é a maior fornecedora de leite do sistema CCGL

Fruto do trabalho dos associados e colaboradores da Coopermil, especialmente os ligados à área leite, a Cooperativa atingiu o patamar de maior fornecedora do leite das 31 cooperativas integrantes do sistema CCGL.

O resultado deste trabalho é fruto do investimento da Coopermil em capacitação técnica de sua equipe, além da qualificação e orientação dos produtores de leite na propriedade, tanto na questão de produtividade como de qualidade do leite e sanidade do plantel.

Segundo o supervisor da Área Leite, Eng. Agr. Ernani Thober, "com o resultado do esforço das áreas envolvidas e a confiança do associado neste trabalho, conseguimos atingir a colocação de maior fornecedora de leite para a CCGL, destacando ainda que este resultado foi atingido com o fornecimento de um leite que atende os níveis de padrão estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e exigidos pelo mercado consumidor".

Para o presidente da Coopermil, Joel Antonio Capeletti "atingir a colocação de maior fornecedora de leite da CCGL representa não somente o acerto do trabalho desenvolvido pela cooperativa nos últimos 04 anos, mas demonstra também a importância da atividade leiteira para a região e para o associado da Coopermil, que vê no leite uma alternativa viável e com rentabilidade".

A área leite da Cooperativa ainda destaca que além de posicionar hoje a Coopermil como a mais importante fornecedora da CCGL, os números de produtividade por vaca/dia também têm mostrado um crescimento importante.

Coopermil é a maior fornecedora de leite do sistema CCGL
Coopermil Super São Luiz