Notícias

História da Coopermil é resgatada nos 90 anos de Santa Rosa

No ano em que Santa Rosa celebra 90 anos de emancipação político-administrativa, fatos marcantes que constituíram nossa identidade estão sendo resgatados por meio do Projeto Papo 90 - Resgatando nossa história. Uma das histórias marcantes, da Coopermil, que em 2021 celebra 66 anos, foi resgatada com o depoimento concedido pelo seu atual vice-presidente Joel Capeletti ao projeto nesta sexta-feira (16/07), no Sesc em Santa Rosa.

As trajetórias de Joel Capeletti e da Cooperativa Mista São Luiz Ltda - Coopermil estão intimamente conectadas. Neste ano, Capeletti completa 46 anos de trabalho na cooperativa. Foi eleito presidente da cooperativa em 1989, cargo que ocupou até início de 2021. A entrevista buscou resgatar passagens importantes da história do município e da Coopermil, como exemplo quando da fundação da Coopermil, em 1955, a comunidade de Cinquentenário era distrito de Santa Rosa, e os atos oficiais contaram com a presença do prefeito municipal, à época, Carlos Denardin.

Por meio do Projeto Papo 90 - Resgatando nossa história, está sendo realizada a gravação de entrevistas com 90 personalidades, com a proposta de revelar múltiplas facetas de nossa história, dando visibilidade a fatos marcantes e alguns até mesmo pouco conhecidos, que contribuíram com a construção dos alicerces do município de Santa Rosa.

As entrevistas são conduzidas pelo comunicador atuante há mais de 40 anos no rádio local, Jairo Madril, e gravadas pela Reveli Conteúdo. Com o engajamento do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, a viabilização deste momento histórico se dá através do projeto aprovado pela LIC, com financiamento do Pró Cultura RS, produção cultural da Lucano Cultura e Marketing e patrocínio da Coopermil e da Cotrirosa. Em parceria com o Hortigranjeiros, um grupo de voluntários da comunidade também está engajado para contribuir com a construção do projeto.

As entrevistas estarão disponíveis ao grande público e registradas na memória oficial de Santa Rosa, a partir de 10 de agosto, quando ocorrerá o lançamento no centro cívico cultural de Santa Rosa. A partir desta data todo o material estará disponível no Facebook e no Youtube do Projeto, com o endereço a ser amplamente divulgado.

Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias