Notícias

Entidades gaúchas encaminham documento buscando alternativas para minimizar os efeitos da estiagem

As entidades vinculadas ao setor agrícola do Estado, entre elas: Fecoagro/RS, Farsul. Famurs, Emater e Fetag divulgaram na tarde de terça-feira, 17/11, pauta de reivindicações buscando alternativas para os efeitos da estiagem que assola o Rio Grande Do Sul.

As adversidades climáticas dos últimos meses acarretaram prejuízos severos na produção de soja, milho e na pecuária leiteira, fato que levou diversos municípios do estado a decretarem estado de emergência em função dos impactos diretos nas atividades econômicas e nas cadeias produtivas.

Preocupadas com os efeitos de mais esta estiagem, as entidades representativas do setor agrícola posicionaram ao governo federal e estadual a necessária e urgente implementação por parte do poder público de ações sugeridas pelas entidades. Entre as propostas destacam-se: agilidade nos tramites para liberação do Proagro/ Seguro Agrícola, criação de uma linha emergencial de crédito de custeio de milho; aumento da oferta de milho via Conab para o Estado; priorização de política de incentivo a reserva de água e irrigação; antecipação do programa de forrageiras, entre outros.

O documento assinado pela Fecoagro/RS, Farsul. Famurs, Emater e Fetag foi encaminhado aos governos federal e estadual buscando uma rápida solução. Para o Presidente da Coopermil Joel Antonio Capeletti " é urgente que os governos se posicionem acerca deste e outros pedidos em face das dificuldades em que passam os agricultores. O Cooperativismo tem buscado alternativas para seus associados, mas o momento exige uma atitude também por parte dos governantes", finaliza Capeletti.

Entidades gaúchas encaminham documento buscando alternativas para minimizar os efeitos da estiagem
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias